O vereador Sebastião Melo apresentou na Sessão Legislativa da ultima terça-feira (26) da Câmara Municipal de Aquidauana um oficio a ser encaminhado ao prefeito Odilon Ribeiro e também para a Secretária de Saúde Patrícia Patussi Nascimento Panachuki.
No documento, o vereador Tião Melo reivindica a destinação de transporte para atender as crianças da região do Distrito de Taunay e de aldeias da nação terena que necessitam de atendimento especializado na unidade da Pestalozzi localizada na sede do Município.
Com certa rotina, atendimentos com fonoaudiólogo e fisioterapeutas são agendados pela Prefeitura de Aquidauana através da Secretara de Saúde na Pestalozzi e as famílias encontram dificuldades para o deslocamento do distrito e das aldeias para a cidade.
Fonoaudiologia é a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita.
O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional, por isso precisam de acompanhamento profissional.
Na questão da fisioterapia, diversas crianças precisam de técnicas e terapias fisioterapêuticas para melhorar a circulação ou os movimentos de pacientes com traumas musculares, fraturas ou luxações.
Também atua no tratamento de deformidades na coluna ou problemas posturais a partir de exercícios de fortalecimento e alongamento.
Seguindo informações do vereador Tião Melo o transporte dessas crianças era feito pela prefeitura e hoje se encontra paralisado. “É imprescindível retomar o transporte para garantir aos pacientes o acesso ao atendimento especializado na Pestalozzi de Aquidauana”.
Por outro lado, o parlamentar explica que na região de Taunay são 8 crianças que necessitam do transporte para tratamento em Aquidauana, mais o acompanhante, totalizando 16 pessoas. “Tenho convicção de que o prefeito Odilon Ribeiro e a Secretária de Saúde Patrícia Panachuki serão sensíveis a nossa reivindicação”, finaliza o vereador Tião Melo.