A morte do pecuarista José Alves Ribeiro Neto – que ficou conhecido em Aquidauana e região por “Zé Ribeiro” – foi lembrada pelos vereadores da Câmara Municipal de Aquidauana durante Sessão Legislativa.
Conforme se pode apurar, Zé Ribeiro exerceu mandato de vereador no período de 2005 a 2008 e obteve 516 votos na eleição de 2004. Além disso, licenciado da Casa de Leis, ocupou o cargo de secretário municipal de produção, no mesmo período, na gestão do ex-prefeito Felipe Orro, hoje cumprindo o segundo mandato de deputado estadual.
Em 2012, concorreu novamente a vaga de vereador na coligação – PMDB/PSDB – liderada pelo então candidato Fauzi Suleiman, porém, não conseguiu se reeleger com 103 votos conquistados nas urnas.
Fauzi se elegeu em 2009 e depois reeleito em 2012, no entanto, não chegou a assumir a Prefeitura em 2013 em razão da cassação do seu mandato pela Justiça Eleitoral.
O pecuarista estava em tratamento no Hospital Albert Einstein, São Paulo, mas não resistiu e faleceu na segunda (17) por volta das 20 horas.
Zé Ribeiro, era filho do também pecuarista Dr. Renato Ribeiro e sobrinho do saudoso ex-prefeito Tico Ribeiro, pai do atual prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro.
Uma Moção de Pesar, apresentada em plenário, foi subscrita por todos os vereadores e será encaminhada à família enlutada, consternada com a perda do ente-querido.
Além disso, a Casa de Leis prestou homenagem póstuma com um minuto de silêncio, durante a sessão ordinária, a pedido do vereador “Sebastiãozinho”, que neste período compôs com ele a bancada legislativa.