Autorizar a inclusão dos pais, tutores e cuidadores de pessoas com deficiência no calendário de vacinação do grupo prioritário contra Covid-19 foi proposta pelo vereador Valter Neves (PSD) ao prefeito Odilon Ribeiro (PSD), cópia à secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Fernandes Souza, por meio de Indicação apresenta em plenário.
Conforme informa o parlamentar, as pessoas com deficiência possuem dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas, como o trato respiratório e sistema imunológico. Por essa razão, acrescenta, é importante imunizar as pessoas que estão por perto e cuidam dela.
Do ponto de vista social, comenta, a convivência da pessoa com deficiência com seus cuidadores é importante e estabelece vínculos; e o afastamento em decorrência da pandemia também teve efeitos devastadores neste sentido. “Sendo assim, a vacinação trará maior qualidade de vida a eles”, opina.
Para ele, é importante que este grupo também seja vacinado para aumentar a eficácia da imunização, já que o vínculo entre essas pessoas é bem próximo por conta dos cuidados especiais que necessitam.
“A apresentação de documentação que comprove o vínculo com a pessoa com deficiência na hora da vacinação será imprescindível”, completa.