O vereador Valter Neves (PSDB) quer que o gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Campo Grande, Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho, estude a possibilidade de designar dois médicos peritos para atender o município de Aquidauana, com a máxima urgência.
O parlamentar, por meio de ofício (Gabinete), informou que tem aumentado, gradativamente, o número de pessoas a procura de atendimento na área de perícia médica na Agência do INSS local.
Segundo ele, desde abril de 2016 o órgão não disponibiliza profissionais titulares nesse setor e, atualmente, há um acúmulo de 800 pessoas na fila aguardando atendimento dos profissionais da Capital com média de 25 agendamentos por dia na agência local.
Neves informou, ainda, que usuários ou empresas conveniadas só conseguem agendar a perícia médica no órgão de Aquidauana ou pela Internet somente para o final de dezembro de 2016.
“Aquidauana atende outras cidades que não disponibilizam desse serviço de perícia médica”, acrescentou ao sugerir aos diretores do órgão local para que elaborem um cronograma de atendimentos, bem como mutirão de médicos peritos durante um período, porém, sem atrapalhar os procedimentos em outros municípios.
A meta, de acordo com o vereador, tem como objetivo organizar uma agenda a fim de atender as pessoas, que precisam desse serviço com urgência, assim como zeras as filas de espera no município.
“Os nossos munícipes não têm condições de esperar abrir concurso em 2017 para preenchimento de vagas”, completou.
Neves, que recebeu o apoio dos demais pares à proposta, encaminhou cópia do documento ao técnico de Seguro Social e gerente da Agência de Previdência Social (APS), de Aquidauana, Marco Aurélio Lourenço dos Santos.