O retorno do projeto implantação e manutenção de núcleos de artesanato nas aldeias indígenas do Limão Verde e adjacencias foram solicitações do vereador Humberto Torres (PSDB) à deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, e à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
Na solicitação feita, respectivamente, por meio dos oficios de nºs 047 e 048/2023 (Gabinete), o parlamentar justifica que o artesanato vem se destacando, consideravelmente, no setor turístico por ser um produto de grande valor histórico-cultural.
Por conta disso, acrescenta, ele tem alcançado destaque no Brasil e no mundo, o que impressiona àqueles que têm curiosidade em saber de onde vem e como é feito o artesanato, que passou a ser explorado e com grande repercussão no setor turístico.
Humberto explica, que esse projeto será realizado pelo Instituto Aquidaarte, inclusive ele já esteve em execução em 2018 pela Secretaria de Cultura e Turismo de Aquidauana, o qual ocupou a pasta como titular.