A implantação de um programa de Escola Cívico-Militar na rede municipal ou estadual de ensino de Aquidauana foi sugerida pelo vereador Humberto Torres (PSDB), respectivamente, à coordenadora regional de Educação (Região 1), professora Gleide Godoy Veloso Gomes, e a secretária municipal de Educação, professora Wilsandra Beda, por meio dos ofícios de nº s 019 e 020/2022 (Gabinete) apresentado em plenário.
Conforme explica o parlamentar, a medida defendida se justifica após visita realizada na Escola Estadual Maria Correa Dias junto com o comandante do 7º Batalhão da Policia Militar de Aquidauana, tenente coronel Daniel Elias dos Santos.
Essa escola, segundo ele, foi passada por readequações para atender com esse projeto. Para o vereador, as ações conjuntas da PM e o corpo docente da escola proporciona uma educação de qualidade, bem como, o enfrentamento da violência no ambiente escolar, cultura de paz e incentivo à disciplina e o pleno exercício da cidadania.
“O programa poderá ser abrangido por todas as unidades públicas do ensino fundamental pertencentes às redes municipal e estadual de ensino, porém será implantando de forma gradativa, iniciando com uma unidade piloto”, completa.