Estudos visando a construção ou cedência de um local para implantar o Museu dos Esportes no Município de Aquidauana foram sugeridos pelo vereador Humberto Torres (PSDB) junto ao diretor da Fundação de Esporte do Município de Aquidauana (FEMA), Wellington Moresco, com cópia ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), por meio de Indicação apresentada em Sessão Legislativa.
A medida, segundo revela, baseia-se na Lei Ordinária nº 2.365/2014, que autoriza o Poder Executivo a criá-lo com o objetivo de expor materiais jornalísticos, fotográficos, audiovisual, e demais documentos relativos aos esportes e aos atletas em todas as suas modalidades.
“Será uma forma de homenagear e, ao mesmo tempo, reviver lembranças dos grandes feitos de esportistas do nosso município. Sabemos que Aquidauana é ‘recheado’ de grandes profissionais do esporte, dentre os quais, cito nos dias de hoje um grande atleta de canoagem paralímpico, Fernando de Paulo ‘Cowboy’, natural de Itaquiraí”, lembra.
De acordo com o parlamentar, o atleta compete pelo Clube de Canoagem de Aquidauana, além da grande atleta de voleibol de praia Talita Antunes, que se consagrou em 2008 na competição como a “Rainha da Praia”.
Ainda segundo Humberto, a partir daí, ela não parou mais com as conquistas de títulos, ou seja, em 2013 foi campeã do Grand Slam de Long Beach; campeã do Grand Slam de Shangai; campeã do Gran Slam de Roma; campeã do Grand Slam de Haia; rainha da praia novamente em 2013 e 2014, e em 2021 campeã do Circuito Mundial de Cancún, entre outros grandes feitos na sua brilhante e meritória carreira como jogadora de vôlei de areia.
Além disso, acrescenta, ele não poderia deixar de citar o time do Aquidauanense, fundado em 2001 como Escolinha de Futebol Aquidauanense, renomeado para Aquidauanense Futebol Clube e promovido para a primeira divisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 2008.
“O clube chegou à decisão do Estadual em 2011 e conquistou o vice-campeonato. Participou pela primeira vez da Copa do Brasil em 2012. Também chegou em 2019 e 2020 em mais duas finais do certame estadual”, recorda.
Para ele, essas são algumas das modalidades esportivas do município, que, por meio desse museu, poderia ser lembrado sempre por turistas ou até mesmo por munícipes aqui residentes.