O projeto de lei, de autoria do vereador Reinaldo Kastanha (Democratas), que institui o Rodeio e o Laço, bem como as respectivas expressões artístico/culturais, à condição de manifestação cultural municipal e de patrimônio imaterial do município, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.
Conforme justificativa do parlamentar, uma vez que há modalidades já reconhecidas em lei federal e estadual como esporte, nada mais justo elevar esse reconhecimento junto ao município, de sorte a valorizar os que são adeptos das modalidades.
Kastanha destaca a realização de grandes festas na região ao ponto de projetar a cidade como rota turística e também pela tradição das festas de rodeio em exposição agropecuária e as de laço, que ocorrem anualmente.
Além de tudo isso, acrescenta, a proposta tem por objetivo dar oportunidade de aumentar as condições para pleitear recursos e emendas com propósito de apoio a essas tradições.
O projeto encontra-se em análise nas Comissões Permanentes da Câmara Municipal a fim de receber parecer jurídico favorável ou não antes de seguir ao plenário para discussão e votação por parte dos vereadores.