A realização de cursos de capacitação profissional de cuidadores de crianças, de idosos e de pessoas com deficiência, foi sugerida pelo vereador/professor Clériton Alvarenga (PP) ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Fernandes Souza, e ao secretário municipal de Assistência Social, Marcos Chaves, por meio de Indicação apresentada em plenário.
Conforme justificativa do parlamentar, a importância da presença do Cuidador de Pessoa na sociedade é hoje uma realidade indiscutível.
Para o vereador, sejam idosos, adultos, jovens ou crianças, o cuidador cada vez mais se faz necessário para garantia de uma melhor qualidade de vida àqueles que necessitam de apoio para um conjunto grande de atividades no seu cotidiano.
Segundo ele, é preciso, portanto, fortalecer essa atividade profissional, sendo um fator de humanização para a sociedade.
“A existência de um profissional mais bem preparado trará maior segurança à família no momento em que tiver de contratar alguém para exercer as atribuições de cuidador”, garante.
Ele revela, que na cidade identifica-se muitas pessoas interessadas em curso de capacitação profissional de cuidador, o que gera também uma fonte de renda àqueles que se encontram fora do mercado de trabalho.
Clériton espera que sejam feitos estudos visando a viabilidade desses cursos, que se tornam importantes para inserção desse segmento no mercado competitivo.