A inclusão do município no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militar do Ministério da Educação foi sugerida pelo vereador professor Clériton Alvarenga (DEM) ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), com cópia à secretária municipal de Educação, professora Wilsandra Béda, por meio de Indicação apresentada em plenário.
Conforme esclarece o parlamentar, criado em 2020 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, a medida oferece um novo conceito de gestão escolar compartilhada com ênfase no conhecimento e ensino de qualidade.
Ele destaca também a segurança, garantias institucionais e o respeito mútuo entre docentes e educandos visando uma melhor formação cidadã, o que não interfere no Plano Político Pedagógico do município e ainda possibilita a aquisição de recursos federais para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Atualmente, acrescenta, as adesões ao programa vêm sendo feitas por meio da Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (ABEMIL), que tem representação em Mato Grosso do Sul e com quem tem mantido contato.
Para o vereador, a proposta prevê, ainda, que nos estudos de viabilidade inclua o uso de instalações físicas próprias e independentes para o programa visando funcionar como extensão da escola-sede em que se dará a adesão.