Valter Neves defende ponto de coleta de sangue em Aquidauana

9 de abril de 2025

Durante Sessão Legislativa realizada nesta terça-feira (08), o vereador Valter Neves (PP), indicou o encaminhamento de importante reivindicação à Secretária de Saúde Sandra Calonga e ao prefeito Mauro Batista que visa a implementação de um ponto de coleta de sangue em Aquidauana, ou se possível o transporte mensal de doadores para o Hemosul em Campo Grande que tem o compromisso de ser reconhecido como centro de excelência em Hemoterapia em MS.

Em sua justificativa, o vereador Valter Neves, atual vice-presidente do Poder Legislativo, destaca que para viabilizar a implementação desse ponto tem estatísticas do Ministério da Saúde feita em 2024, que demonstra que 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, sendo o ideal e a porcentagem que o Ministério deseja alcançar é de 3% de doadores.

Frisa-se que o sangue doado é separado em componentes e distribuídos para os hospitais, tratando casos como anemia, hemorragias, distúrbios de coagulação, entre outros.

A princípio, o vereador Valter Neves (PP) sugere que as coletas sejam feitas junto ao Laboratório Municipal de Aquidauana que está sendo construído e que sejam realizadas em um final de semana por mês para que a população não confunda com as coletas de sangues normais, tornando assim as doações de sangue mais organizada. “A doação de sangue é um ato gratuito e que uma única doação pode beneficiar até quatro vidas, sendo um gesto altruísta, solidário e humano, onde salva-se vidas”, ressalta o parlamentar.

Em sua avaliação, o ponto de coleta de sangue em Aquidauana é prioridade e caso seja constatado a inviabilidade de nossa solicitação, “pedimos que seja disponibilizado um ônibus para a locomoção mensal dos doares de nossa cidade a Campo Grande, onde será feita a coleta de sangue”.

Valter Neves justifica a presente solicitação em razão do relevante interesse público, posto que quando implementado estará beneficiando toda a comunidade. “Espero ter nossa proposição priorizada pois visa tão somente atender a demanda de pessoas que necessitam das doações de sangue”, finalizou o parlamentar.

Assessoria de Comunicação da CMA