A Sessão Solene de entrega do “Título de Cidadão Aquidauanense”, realizada na última sexta-feira (29) no plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, reuniu diversas autoridades e marcou as comemorações pelos 133 anos do município. Os vereadores homenagearam personalidades que, embora não tenham nascido em Aquidauana, escolheram a cidade para viver, constituir família e contribuir de maneira significativa para o seu desenvolvimento social, econômico e institucional.
Neste ano, o título foi concedido a diversas figuras de destaque: a promotora de Justiça Angélica Arruda, a defensora pública Janaína Sant’Ana, o professor doutor Elói Panachuki, o senador Nelson Trad Filho, os empresários Aparecido Luiz, Gilmar França, Jamil Naglis Neto, Nilton Nunes, Raimundo Vicente, Ramão Jesus e Rodnei Pereira; o policial civil Evaldo Sebastião, o procurador de Justiça Gevair Ferreira, o administrador Helbert Duarte, a administradora Meiriely Fernandes, o pastor Nei Silva, o tesoureiro da Paróquia Imaculada Conceição Nilson Carlos, a psicopedagoga Pamela Carpejani, o aposentado João Magalhães e a assessora especial do Gabinete do Prefeito, Raquel Régis.
A sessão, presidida pelo vereador Everton Romero, contou com a presença de várias autoridades, entre elas os vereadores Valter Neves (vice-presidente), Genivaldo Montana (1º secretário), Wezer Lucarelli, Sargento Cruz, Renato Bossay, Juraci Jesus, Fred Frank, Nilson Pontim e Marquinhos Taxista; além do prefeito Mauro Batista, do pároco padre Paulo do Nascimento, dos comandantes tenente-coronel Hélio Augusto (9º BE Cmb), capitão Carlos Saldanha (Bombeiros), tenente Cícero Fabrini (PM Ambiental), tenente-coronel Willian Nascimento (7º BPM), do defensor público Danilo Shiiroma e do delegado regional Amylcar Paracatu.
Durante seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Everton Romero, agradeceu ao maestro Isaque Fonseca e a Banda Municipal Otávio Mongelli pela brilhante apresentação e prosseguiu destacando a relevância dos homenageados para o município, oportunidade em que relembrou também ter recebido a honraria em 2021, por indicação dos vereadores Wezer Lucarelli e Clériton Alvarenga.
“Nós, vereadores, nos sentimos honrados em homenagear pessoas com vínculos fortes com a cidade, que ajudam a construir a história de Aquidauana. Agradeço e parabenizo cada um que recebe este título; os currículos apresentados mostram o quanto vocês contribuíram — e continuam contribuindo — com nossa cidade”, afirmou o presidente Everton.
Em nome dos homenageados, a defensora pública Janaína Sant’Ana agradeceu a honraria: “É uma honra pertencer à cidade de Aquidauana, agora como filhos e filhas. Este título carrega uma grande responsabilidade de continuar contribuindo com o crescimento da nossa cidade”.
O vereador Wezer Lucarelli, falando em nome dos colegas parlamentares, também reforçou o reconhecimento: “Com este título, vocês agora são oficialmente aquidauanenses. Em nome do povo que representamos, parabenizamos e agradecemos a todos vocês pelo trabalho em prol do progresso de nossa cidade.”
O prefeito Mauro Batista finalizou dizendo: “Agora vocês são filhos de Aquidauana, e pelos currículos lidos aqui, os vereadores fizeram uma justa e merecida homenagem. Parabéns!”
Confira galeria de fotos completa: https://cmaquidauana.ms.gov.br/fotos-sessao-solene-de-entrega-dos-titulos-de-cidadao-e-cidada-aquidauanense-2025/
Assessoria de Comunicação da CMA