A falta de água em alguns bairros da cidade, como por exemplo, a Vila Santa Terezinha – considerado um dos núcleos habitacionais mais populosos da região – foi denunciada à Câmara Municipal pelos moradores daquela localidade e adjacências.
Em razão disso, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Eliete da Cunha (PT), encaminhou um expediente ao gerente regional da Sanesul, unidade local, engenheiro Jonas Trindade, solicitando informações acerca dos problemas relacionados à intermitência no abastecimento d’água nos bairros e que têm gerado transtornos à população de Aquidauana.
Na manhã dessa quinta-feira (08/02), o gerente regional, Jonas Trindade, acompanhado do gestor operacional, Jader Lins Filho, e do técnico em saneamento, Daniel Serafim, esteve reunido com a presidente e os demais membros da Mesa Diretora da Casa a fim de esclarecer, pessoalmente, os motivos pelos quais vêm ocorrendo a interrupção no fornecimento de água em algumas localidade da cidade.
Segundo ele, a empresa executa, periodicamente, manutenções preventivas, corretivas e, eventualmente, ocorrem avarias no sistema de distribuição de água, o que se torna necessário, por exemplo, promover reparos e consertos de adutoras, redes de água e/ou ramais. Por isso, há necessidade de interromper o abastecimento dágua – fato que acaba atingindo os consumidores que não possuem reservatório residencial.
O gerente esclarece que, em casos de interrupções no fornecimento de água de maiores proporções, a empresa comunica a população por meio das emissoras de rádio local. Porém, em relação a serviços programados a comunicação é feita pela Sanesul com antecedência de 48 horas, e nas ocorrências não programadas imediatamente após constatado o fato.
“Visando aumentar a demanda no fornecimento de água à população, a empresa está ativando mais um poço situado na Vila Paraíso e, em breve, também colocará em funcionamento mais um módulo de tratamento de água na ETA [Estação de Tratamento de Água] de Aquidauana”, finalizou.