Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana apresenta plano de trabalho para 2026

12 de fevereiro de 2026

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana, representada por um grupo de 10 mulheres, esteve na Câmara Municipal de Aquidauana nesta quarta-feira (11).

Na ocasião, o grupo apresentou ao presidente da Casa de Leis, vereador Everton Romero, o plano de trabalho para o ano de 2026.

A presidente da Associação, Maria Goretti Gama, destacou que a Rede oferece assistência, acolhimento e apoio a pacientes oncológicos em tratamento intensivo ou paliativo, cadastrados no SUS e residentes no município de Aquidauana.

“Assim sendo, presidente Everton, nosso objetivo aqui é solicitar a parceria do Poder Legislativo para que possamos atender com dignidade nossos pacientes oncológicos. Fortalecer essa parceria é garantir suporte, dignidade e cuidado às famílias que enfrentam um dos momentos mais difíceis de suas vidas.”, destacou a presidente Maria Goretti.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 9 de abril de 2025, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal por meio de lei ordinária, de autoria da vereadora Ana Saravy.

Com sede no Bairro Alto, em Aquidauana, a instituição integrou, entre julho de 2022 e abril de 2025, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Anastácio e Aquidauana. O desmembramento ocorreu com o objetivo, entre outros, de facilitar a captação de recursos financeiros.

Atualmente, a Rede desenvolve ações tanto em sua sede quanto em Unidades de Saúde, além de realizar visitas domiciliares e busca ativa de pacientes, atendendo 272 pessoas acometidas pela doença.

“Conhecemos o importante trabalho que vocês desenvolvem voluntariamente em prol dos pacientes e de suas famílias, que tanto necessitam. Reforço, assim, o compromisso desta Casa de Leis em sempre apoiar e somar esforços às políticas públicas que valorizem a saúde”, destacou o presidente da Câmara, vereador Everton Romero.

Assessoria de Comunicação da CMA