O presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Aquidauana), Profº Florêncio Garcia Escobar, ao lado de uma comissão de professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), se reuniu na manhã dessa segunda-feira (05) com a presidente da Câmara Municipal, professora e vereadora Luzia Cunha (PT), e o gerente municipal de Governo, profº José Pedro Frazão, com o objetivo de discutir o pagamento de adicional de difícil acesso aos educadores que ministram aulas nas fazendas e no distrito de Cipolândia, conforme Lei nº 030/2011, artigo 107, parágrafo 1º.
Conforme esclareceu a vereadora, a meta desses professores era dialogar com o prefeito José Henrique Trindade (PDT), que deveria participar da Audiência Pública de prestação de contas da administração, relativo ao quadrimestre de 2013, no plenário da Câmara, nessa segunda-feira (05).
Entretanto, como o prefeito não compareceu à Audiência, a reunião se deu no gabinete da Presidência com a presença do gerente de Governo, o presidente do Simted e a comissão de professores.
“Havíamos [vereadores] tratado sobre esse assunto com o prefeito e ele nos disse que cumpriria a lei”, cobrou a presidente, que espera que o problema seja resolvido imediatamente.
Um abaixo assinado, referendado por essa comissão, encaminhado à Câmara e lido em plenário do dia 02 de junho de 2013, denunciava o executivo pelo não cumprimento da lei, o que acarretou em transtornos aos professores por ficarem quatro meses (março a junho) sem receber o benefício.
Em junho, a Gerência Municipal de Educação encaminhou um memorando de nº 209/2013 à Gerência Municipal de Administração, a qual informou a relação dos professores que deveriam receber o difícil acesso.