A presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereadora Luzia Eliete da Cunha (PT), cumpriu uma agenda de trabalho na sede do Assentamento Indaiá II, localizada no distrito de Cipolândia, na manhã dessa segunda-feira (11), que contou com a participação das mulheres agricultoras e técnicas da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural ( Agraer) de Aquidauana.
As funcionárias do órgão estão dando suporte técnico ao projeto denominado “Chamada Pública”, que envolve a participação das mulheres dos quatro assentamentos rurais, numa parceria entre a Agraer e o Incra para o desenvolvimento da agricultura familiar naquelas localidades.
A convite da coordenadora municipal, Simone Rodrigues Pereira Corrêa, a presidente se reuniu com as mulheres, que trabalham com a agricultura familiar, para destacar as lutas e conquistas da classe feminina em diversos setores da sociedade brasileira , lembradas nas comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, que transcorre nesse mês de março.
Ela enalteceu as “guerreiras ali reunidas, responsáveis pela fixação das famílias na terra e na produção”. Depois disso, a vereadora ouviu as reivindicações das mulheres sobre as dificuldades que enfrentam naquela localidade, principalmente em relação a falta d’água e na área do atendimento médico e odontológico.
Luzia visitou a unidade de saúde do Assentamento Indaiá III e, em contato com a auxiliar de enfermagem, Maria Madalena, obteve informações relacionadas ao cronograma de atendimento pelo médico e agentes de saúde naquela comunidade.
Por último, no retorno a cidade, a presidente cumprimentou e abraçou as mulheres do Assentamento Indaiá I, que iniciaram o trabalho de cultivo de uma horta comunitária.