Paulo Reis propõe a implantação do “Restaurante Comunitário Popular”

24 de março de 2015

O vereador Paulo Reis (PMDB), em sessão legislativa, propôs  ao prefeito José Henrique Trindade (PDT) e ao gerente municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Cintia Venâncio Fagundes, a implantação do “Restaurante Comunitário Popular”, no município.

De acordo com a proposta do parlamentar, uma grande parcela de trabalhadores é obrigada a percorrer inúmeros quilômetros a pé e de bicicleta para chegar à residência  no horário do meio-dia. […].

Conforme explicou, a sociedade é “patriarcal” e a tarefa das lides caseiras tem recaído a maioria das vezes sobre a mulher. Para ele,  com a mulher que trabalha em casa a questão ainda é mais preocupante por causa da jornada dupla.

“Com o tempo utilizado para o deslocamento até as residências, o atraso é inevitável e sobrecarrega as pessoas com a feitura do almoço, cuidado com a limpeza de louças e atropelo ao retorno do local de trabalho. Esse fato inclusive faz com que muitas mulheres sejam excluídas do mercado de trabalho, do convívio social  e político, seus direitos como cidadãs”, acrescentou.

Na  proposta do vereador, o restaurante poderá ser abastecido de produtos coloniais, por meio de convênios com pequenos produtores em suas associações e, também, compra direta da Feira do  Produtor. Para ele, essa medida garantirá excelente qualidade, baixo custo e incentivará a produção diversificada na agricultura. […].

“Pretendemos ainda que o restaurante seja equipado com espaços para lazer, como por exemplo, sala de leitura (extensão da biblioteca pública com jornais, revistas, livros, etc.). Sala de TV, vídeo e jogos”, sugeriu, ao comentar que poderá ser utilizado como espaço para a prática de cursos técnicos de culinária.

“Para 2015, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome tem recursos para apoiar a instalação de restaurantes populares e cozinhas comunitárias nos municípios brasileiros”, completou.