200 famílias da Colônia Buriti serão beneficiadas com a construção de novas casas
![]() |
![]() |
Genivaldo Montana | Nilson Pontim |
No dia 23 último, aconteceu na sede da Agraer (Agencia de Desenvolvimento Agrario e Extensão Rural) de Aquidauana uma reunião onde foi apresentado um estudo geoeconômico e social direcionado as famílias residentes na Colônia Buriti, em Aquidauana.
Além do Gerente de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Roberto Valadares Santos, que solicitou o encontro, também participaram da importante reunião os vereadores Montana (DEM) e Nilson Pontin, líder do prefeito na Câmara e o vice-prefeito Tião Sereia.
Ao usar da palavra, Roberto Valadares disse que o objetivo maior da reunião é habilitar as famílias da Colônia Buriti nos órgãos estaduais para que através do Programa Nacional de Habitação Rural-PNHR, integrem-se assim ao projeto Minha Casa, Minha Vida. Na oportunidade, destacou a importância da presença e apoio dos vereadores Montana e Nilson Pontin, representantes do poder legislativo nesse encontro de alto alcance social, que visa melhorar a qualidade das casas dessas famílias que passarão a ter mais conforto e dignidade, a partir do recebimento dessas novas moradias.
A Coophaf
A Coophaf (Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar) faz parte FAF/MS (Federação da Agricultura Familiar), e é uma parceria entre Governos Federal e Estadual, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agraer, que visa atender agricultores familiares e trabalhadores rurais com renda anual de até R$ 15 mil.
No último dia 19, uma reunião entre os representantes municipais e da FAF confirmaram a construção de 200 casas na região da Colônia Buriti, que serão distribuídas às famílias de baixa renda.
Os padrões são de casas de uma área total de 59,82 m², divididos em duas varandas, dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A construção é rebocada e pintada por dentro e por fora, coberta com telha de cerâmica e forrada, sendo que quando entregue, está pronta para o uso.
“A Coophaf proporciona uma boa convivência familiar, através do trabalho Técnico Social realizado com os agricultores, melhora até a qualidade de vida”, comenta o vice-prefeito Tião Sereia.