Montana: desconto para pessoas que realizarem cirurgia bariátrica

9 de setembro de 2015

Projeto de lei, de autoria do vereador Montana (DEM), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos restaurantes e similares em conceder descontos e/ou meia porção para as pessoas que realizarem cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia, foi lido na sessão ordinária de terça-feira (08/09).

Conforme justificou o parlamentar, o objetivo do projeto é permitir que essas pessoas possam optar por um prato com menor quantidade de alimentos  e pagar menos por isso. Segundo ele, o projeto visa incentivar que o paciente operado não recupere o peso pré-cirurgia.

“Estudos mostram que, do total de pacientes, 60% voltam a engordar e recuperar o peso anterior até cinco anos após a cirurgia”,revelou.

Ainda segundo o vereador, a rotina do dia-a-dia leva a pessoa a comer fora. “Em um buffet livre, as pessoas acabam comendo mais do que deveriam”, observou.

Para o parlamentar, se o cliente souber que está pagando menos será incentivado a consumir uma porção menor, ao contrário, ele pensa “se estou pagando, vou comer mais”…!.

O projeto será analisado pelas Comissões Permanentes da Câmara Municipal para verificar a sua legalidade e constitucionalidade  antes de seguir ao plenário para discussão e votação.