O vereador Anderson Meireles (PT do B), que preside a Comissão de Educação da Câmara Municipal, disse que no legislativo o assunto relacionado ao tema é tratado com ‘equilíbrio e serenidade”. A declaração foi feita durante a audiência pública, que discutiu as conquistas e avanços da ‘Educação Pública”, no plenário daquela Casa de Leis.
Ele lembrou do projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, encaminhado no início do ano, referente a reposição salarial da classe do magistério, cuja comissão emitiu parecer favorável à matéria e foi aprovado, em plenário, pelos vereadores.
“ A educação merece investimentos e a categoria pode contar com o nosso apoio” , acrescentou.
Meireles destacou sobre a visita feita nas instituições escolares (centros de educação infantil), que teve como objetivo verificar a qualidade do ensino e a merenda escolar oferecida às crianças. Ele, no final do discurso, propôs diálogo com o executivo e defendeu a criação de uma “agenda propositiva” para discutir os problemas da educação.
A presidente da Casa, vereadora Luzia da Cunha (PT), lembrou à Fetems, que a educação de Aquidauana tem uma vereadora na Câmara Municipal e, por isso, reafirmou o compromisso de continuar lutando por uma educação de qualidade.
Ela lembrou, ainda , do período em que esteve à frente do Simted e na Gerência Municipal de Educação executando ações com o apoio de Fauzi, como exemplo, ela citou a implantação do piso salarial, 1/3 da hora atividade, eleição direta para professores e outros direitos trabalhistas na área da educação.
“Não podemos retroceder, por isso, seremos vigilantes para não perder direitos conquistados”, advertiu a presidente ao cobrar do município o processo de eleição nas escolas, bem como o cronograma que não está sendo cumprido.
“ os documentos reforçam conquistas alcançadas no governo da Presidente Dilma [Rouseff], finalizou.