A presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereadora Luzia Eliete da Cunha (PT), na sessão da última terça-feira (26), saiu em defesa do projeto executado, parcialmente, na administração do ex-prefeito Fauzi Suleiman referente a gestão democrática nas escolas com escolha dos diretores pelo voto direto.
Segundo ela, a lei garante a eleição direta, por isso, a vereadora, por meio de requerimento, aprovado pelos vereadores, quer saber da secretária municipal de Educação, professora Sônia Oshiro, e do prefeito José Henrique Trindade (PDT), o nome dos diretores e/ou diretoras em exercício nos centros de educação infantil Dona Mafalda, Valdir Cathcart Ferreira, Emília Nogueira, Marisa Scaff e Bezerra de Menezes.
Além disso, a vereadora pede para informar o critério adotado para a nomeação dos referidos diretores e/ou diretoras nos Ceinf’s, bem como solicita o envio da relação nominal desses profissionais.
Luzia quer saber, ainda, o nome dos coordenadores pedagógicos designados nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino), como também solicita o encaminhamento da relação nominal dos coordenadores.
A chefe do Poder Legislativo solicita essas informações com base na Lei Complementar nº 030/2011 em seus artigos 131 e 132, parágrafo 2º, e nos expressos termos do inciso VI do artigo 165 do Regimento Interno.
A secretária e o prefeito têm o prazo de 30 dias, após o recebimento do expediente, para responder os questionamentos da parlamentar relacionados à educação.