Luzia quer reativação de fábrica de lajotas e remoção de lixão em bairro

4 de fevereiro de 2015

A vereadora Luzia Cunha (PT) pediu, na sessão ordinária da última terça-feira (03/02/2014), ao prefeito José Henrique Trindade (PDT) estudos e medidas com o objetivo de reativar ou instalar uma nova fábrica de lajotas e bloquetes de domínio do  município a fim de se resolver o problema de calçamento das ruas internas dos bairros e vilas da cidade.

“Nossa cidade centenária, com uma população de 45.614 mil  habitantes [Censo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estimativa em 2014 de 46. 998 habitantes], ainda não possui 40% da sua área asfaltada e/ou calçada, o que prejudica em muito a mobilidade urbana e causa transtornos à população no período chuvoso com a lama e a formação de buracos e, na seca, com a poeira e problemas respiratórios”, informou.

Segundo a  parlamentar, o calçamento com lajotas e bloquetes nas ruas internas dos bairros, onde o tráfego é “leve” (sic), têm  sido uma das alternativas utilizadas em vários países por ser ecologicamente mais adequado, visto que,  ameniza o calor, facilita a absorção das águas das chuvas e  é de fácil manutenção.

“O município pode desenvolver um projeto de pavimentação paralelo: asfalto nas avenidas e ruas de tráfego intenso  e pesado. Já nas ruas de tráfego leve a utilização de lajotas”, sugeriu.

Outra solicitação feita pela parlamentar  por meio de indicação ao prefeito, com cópia ao gerente de Obras Clézio Fialho,  refere-se ao pedido urgente para a remoção do lixão que se instalou na pista do antigo Aeroporto Canrobert da Costa , Jardim  Aeroporto.

Conforme justificativa da vereadora, após ela receber inúmeras denúncias de moradores e verificação “in loco”, constatou-se a gravidade da situação, que oferece riscos à saúde dos moradores daquela região. Além disso,  acrescentou, veículos da própria prefeitura estão despejando lixo no local.