Luzia defende rigor na fiscalização das contas públicas do município

3 de fevereiro de 2013

Excelentíssimo senhor, prefeito José Henrique Trindade; vice prefeito de Anastácio, Laércio Valério; vice-presidente desta Casa de Leis; vereadores, autoridades, senhores e senhoras;  cidadãos e cidadãs de Aquidauana:

Inicialmente, agradeço a Deus por mais essa oportunidade de nos encontrarmos.  Agradeço a presença dos familiares, amigos, colaboradores de todos nós vereadores e todas as pessoas nessa sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2013, bem como a imprensa falada e escrita da região.

Agradeço, mais uma vez, aos senhores vereadores pela confiança em mim depositada, na condução da Presidência desta Casa

Assumi a presidência, ciente de minha responsabilidade e de todos os deveres que a função exige, ainda mais trazendo esse marco na história de minha cidade de ser a primeira mulher a presidir esse Poder, e também sendo do Partido dos Trabalhadores (PT), que vem reescrevendo a história do Brasil, de muitos estados, municípios e câmaras municipais.

Reafirmo meu compromisso, assim como fiz em todas as funções que assumi, de trabalhar intensamente, dedicando toda minha capacidade física, intelectual e espiritual para honrar a confiança em mim depositada pela população e pelos vereadores..

Hoje, somos 13 vereadores. Ao eleger oito novos vereadores- Anderson, Brites, Dufles, Caburé, Luzia, Mauro, Montana, Thales;  eleger três  vereadores, que tiveram mandatos anteriores – Moacir, ‘seio’ Nilson,  Paulo Reis;  e reeleger apenas dois da gestão anterior _ Clézio e Wezer;  a população nos deu um recado claro, que espera mais dessa Casa; espera de nós uma atuação mais efetiva em defesa dos interesses da comunidade.  Dentre tantas, além dos serviços básicos de educação, saúde e assistência social, destacamos:

1- fiscalizar as contas públicas, denunciando as irregularidades, baseada em informações técnicas confiáveis; defendendo a ética e a transparência;

2 – promover audiências públicas sobre temas de interesse dos vários segmentos da sociedade, incluindo o enfrentamento a todo e qualquer tipo de violência e discriminação, mobilizando a comunidade para a realização de ações coletivas e de defesa de direitos;

3 – fiscalizar o cadastro e o atendimento dos diversos programas sociais, de forma a garantir que nenhuma família em vulnerabilidade social fique sem assistência, bem como o atendimento ao idoso, à criança, ao adolescente e à mulher.

4 – defender a estratégia de combate à pobreza como ação integrada, envolvendo programas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer; habitação, assistência social e  geração de emprego e renda, com a participação dos beneficiários; não podemos esquecer que a principal missão do político comprometido é estar a serviço dos interesses coletivos da comunidade e de sua cidade.

No mais, como prevê o Regimento desta Casa – “Art. 2º:  A Câmara Municipal de Aquidauana tem funções institucional, legislativa e exerce atribuições de fiscalização externa, financeira e orçamentária, controle, julgadora, integrativa e de assessoramento que serão exercidas com independência e harmonia em relação ao Executivo Municipal …” Estamos aqui para trabalhar por nossa gente e por nossa querida Aquidauana. Então, mãos a obra, ao trabalho e que Deus nos abençoe a todos.

Obrigada !