Luzia cumprimenta estudante e professores do IFMS por premiação

25 de março de 2015

A vereadora Luzia Cunha (PT), por meio da Moção de Congratulações de nº 010/2015, cumprimentou o aluno do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Campus de Aquidauana, o jovem cientista Luiz Fernando da Silva Borges, 16 anos, pela conquista do Reconhecimento da Associação dos Engenheiros Politécnicos e, também, pelo 1º lugar na categoria Engenharia na Febrace 2015 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, e credenciamento para a Intel Isef – Feira Internacional de Ciências e Engenharia,  a maior feira de nível médio do mundo, que será realizada em maio desde ano em Pittsburgh, na Pensilvânia, EUA.

A Moção também foi extensiva ao professor orientador Leandro de Jesus; coorientador Dante Alighieri Alves de Melo e ao parceiro da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Campus de Campo Grande, professor/doutor Ivo Leite Filho.

Conforme justificativa da parlamentar, o estudante concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal Erso Gomes e desde 2013 é bolsista de  Iniciação Científica Júnior do CNPQ;  membro da Sociedade Brasileira de computação (SBC) e integrante do Núcleo  de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Mato Grosso do Sul (NAAH/S MS).

Segundo a vereadora, os prêmios conquistados por ele com o projeto –“Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA”, no dia 20 de março de 2015, na  13ª edição da Febrace,  organizada pela USP (Universidade de São Paulo), na capital Paulista, chamou a atenção para  a instituição local e o estudante, que irá representar o Brasil numa feira internacional.

“Luiz Fernando é um cientista extrapolando fronteiras; é potencial real de Aquidauana; de Mato Grosso do Sul e do Brasil, cuja premiação é o resultado de muita pesquisa e dedicação”, destacou.

homenagem3

Para ela, o apoio e o comprometimento dos profissionais que não fazem  “só o básico, só o mínimo”, que estimulam o espírito pesquisador de seus alunos, também fizeram a diferença na conquista do jovem estudante, que está exportando seus conhecimentos e  pesquisas de Aquidauana para o Brasil e o mundo.

“Eles, com certeza, contribuirão para a revelação e desenvolvimento de novos cientistas, técnicos, profissionais, que farão a diferença na nossa comunidade e sociedade”, observou.

“Fica registrada e ratificada nesta Moção, os nossos cumprimentos e o reconhecimento ao jovem cientista, aos professores orientadores, equipe do IFMS, à sua família e à  todos os parceiros por essa conquista, que evidencia nossas potencialidades”, concluiu a vereadora, desejando sucesso e muitas vitórias nos novos desafios.