A data de 11 de junho passa a ser ponto facultativo municipal, de acordo com a Lei Ordinária nº 2369/2014 promulgada pela ex-presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereadora Luzia Cunha (PT), no dia 03 de outubro de 2014.
De acordo com a lei, fruto de proposta do vereador Paulo Reis (PMDB), fica instituída a semana de conscientização aos alunos da rede pública e particular acerca da importância da Batalha de Retirada da Laguna durante a guerra do Paraguai. A Gerência Municipal de Educação, as fundações de Turismo e Cultura promoverão palestras, campanhas publicitárias, que serão veiculadas nos meios de comunicação disponível e nas escolas a fim de atingir o maior número de pessoas possível.
Essa lei visa também estimular ações no sentido de levantar e listar as fontes primárias, sua acessibilidade como subsídios para a pesquisa e, também, Educação Patrimonial, como também, sobretudo, identificar os locais de amarração do itinerário/trajeto da “Retirada” de forma a reconstituir a teia espacial por onde se desenrolou esse fragmento do passado e recuperá-lo para a memória histórica e nacional.