Legislativo solicita e prefeitura promove mutirão para centenas de pacientes aquidauanenses

11 de agosto de 2025

Em meio as festividades dos 133 anos de Aquidauana, na manhã de sábado (09), aconteceu importante evento voltado para a Saúde, na ESF da Santa Terezinha, reunindo centenas de cidadãos aquidauanenses, pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Promovido pelo SENAR/MS, Sindicato Rural de Aquidauana, Sistema FAMASUL, em parceria com Câmara Municipal e Prefeitura de Aquidauana, o evento faz parte do programa “Saúde do Homem e da Mulher Rural”.

“Esta ação foi solicitada pelo vereador Renato e Kastanha, junto ao Frederico Stella. Tenho dito que cada vereador com seu contato consegue legislar, com apoio de todos os vereadores, em prol dos nossos munícipes”, enfatizou o presidente da Câmara de Vereadores – vereador Everton Romero.

Ainda em sua fala o presidente do Legislativo anunciou um outro mutirão da Saúde que deve acontecer nos próximos meses realizando centenas de ultrassons e cirurgias para pacientes que estão na fila de espera.

O diretor financeiro da FAMASUL ao se pronunciar destacou. “Presidente o senhor foi muito feliz ao dizer que cada vereador usando seus contatos para o bem da população, não causa ciumeira e demonstra muita maturidade do Legislativo. Parabéns presidente Everton pela gestão e pelo olhar. Aos pacientes aproveitem esse mutirão que trouxemos com diferentes especialistas”.

O prefeito Mauro Batista celebrou o momento dizendo da importância de cuidar da saúde e disse do seu desejo de ser referência na área.

“Ao final da nossa gestão nós queremos nos destacar na saúde e turismo, obviamente que atendendo todas as áreas. E esse mutirão vem ao encontro desse nosso anseio de desafogar a saúde”, pontuou o chefe do Executivo.

Autor da solicitação do pedido, o vereador Renato Bossay reforçou a união da Câmara e finalizou: “uma alegria imensa através da FAMASUL poder promover esse atendimento primário e ao mesmo tempo desafogar a nossa saúde que é regional”.

Participaram também do evento os vereadores Genivaldo Montana, Sargento Cruz e Ana Saravy, além de secretários municipais e outras lideranças.

Os atendimentos, pediatria, clínica geral, ginecologia, dermatologia, urologia e oftalmologia foram realizados exclusivamente mediante agendamento prévio.

Além disso, foram realizados serviços de vacinação, testes rápidos e coleta de preventivo, essenciais para a prevenção de doenças.

A equipe da Vigilância Sanitária se fez presente realizando vacinação antirrábica para os animais e a equipe do CAPS aproveitou para expor e comercializar produtos artesanais confeccionados pelos próprios pacientes.

 

Assessoria de Comunicação da CMA