Na manhã desta quinta-feira (20), uma reunião realizada na Câmara de Vereadores de Aquidauana debateu temas importantes na prevenção à violência contra a mulher. Durante o encontro, foi abordada a importância de realizar estudos de caso e, posteriormente, formar uma rede com diferentes frentes governamentais, a fim de alinhar as ações a serem tomadas.
“Entendemos que é necessário recursos para termos uma rede completa e eficiente. Podem contar comigo enquanto vereador, mas principalmente enquanto cidadão. A Câmara de Vereadores está aqui para contribuir da melhor forma possível com esta rede”, enfatizou o presidente do Legislativo aquidauanense, vereador Everton Romero.
Josilene Rosa, Supervisora de Políticas Públicas para Mulheres, reforçou a fala do vereador Everton e acrescentou: “Precisamos articular essa rede para que cada órgão cumpra sua função. A atual gestão está dando espaço para essas vozes. Não podemos perder essa oportunidade de fortalecer esse trabalho, que visa não apenas acolher as mulheres vítimas de agressão, mas também prevenir.”
O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, TC Carlos Magno, também esteve presente na reunião e foi enfático ao afirmar: “Precisamos desromantizar esse assunto!” Ele continuou, destacando que em Aquidauana existe uma equipe e uma viatura específicas para atender ocorrências relacionadas à violência contra a mulher.
Participaram da reunião os vereadores: Valter Neves (vice-presidente), Ana Saravy (2ª secretária), Renato Bossay, Fred Frank, Wezer Lucarelli, além de Pamela Oliveira, vice-presidente da OAB – subseção Aquidauana e Anastácio.
Em um momento oportuno, o vereador Wezer lembrou de leis de sua autoria voltadas ao atendimento das vítimas de violência doméstica: “É de minha autoria a lei que estabelece benefícios fiscais a estabelecimentos comerciais que firmarem contrato de trabalho com mulheres vítimas de violência doméstica, e também a lei que institui no município de Aquidauana as diretrizes e fundamentos para o programa de enfrentamento à violência contra a mulher.”
As referidas leis podem ser acessadas no site da Câmara e são: Lei 2840/2023 e Lei 2700/2021.
Por fim, a Coordenadoria da Mulher e o Complexo de Atendimento Especializado à Mulher da Polícia Militar irão levantar suas reais necessidades, com o intuito de melhorar e fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher no município.
Assessoria de Comunicação da CMA