Festival Pantaneiro! O Festival Pantaneiro foi uma das principais pautas apresentadas pela comitiva de vereadores de Aquidauana durante visita a parlamentares em Brasília. A proposta é buscar apoio para a reativação do evento, realizado entre 2009 e 2012, que valoriza as manifestações culturais do Pantanal, fomenta o turismo, fortalece a economia local e preserva as tradições históricas do homem pantaneiro.
“Queremos muito além de resgatar essa festa maravilhosa e importante para nossa cidade. Viemos pedir apoio e demonstrar o desejo de incluí-la no calendário nacional de eventos do Ministério do Turismo”, destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Everton Romero.
No Ministério do Turismo, os vereadores Everton Romero, Juraci Jesus, Fred Frank e Reinaldo Kastanha foram recebidos por uma equipe técnica e pela ex-deputada Rose Modesto, que ouviram as explanações sobre a importância do Festival.
“Conte conosco! O Festival Pantaneiro é necessário para Aquidauana, porque ele fala da alma do Pantanal, da lida diária do homem pantaneiro — e isso é lindo”, ressaltou Rose Modesto.
Além do Ministério, a comitiva entregou ofícios de solicitação de apoio para reativação e inclusão do Festival no Calendário Nacional de Eventos aos deputados federais Dagoberto Nogueira, Beto Pereira e Vander Loubet.
Aquidauana no Mapa do Turismo Brasileiro
Durante a agenda, Janara Braga, chefe de gabinete do ministro do Turismo, entregou ao presidente Everton Romero o certificado que confirma a inclusão de Aquidauana no Mapa do Turismo Brasileiro. O reconhecimento é resultado do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do programa, consolidando o município como destino turístico oficial no sistema nacional.
Assessoria de Comunicação da CMA