Edenilson Dittmar: resposta da Energisa não supre dúvidas do consumidor

14 de maio de 2025

Durante Sessão realizada na noite de terça-feira (13), o vereador Edenilson Dittmar Junior (PL), encaminhou ofício a Energisa questionando itens da resposta encaminhada pela empresa, em razão de um requerimento de sua autoria. Na visão do vereador a resposta foi vaga, com necessidade de esclarecimento mais específico.

No documento o parlamentar questionou a empresa quanto as constantes quedas de energia ocorridas com frequência em Aquidauana. Conforme pronunciamento do parlamentar a Energisa informou que a maioria das interrupções recentes tem sido causadas por eventos climáticos adversos, como tempestades e ventos fortes, que afetam diretamente a infraestrutura elétrica.

“A explicação genérica não permite compreender com clareza as causas reais das interrupções nem avaliar a adequação das medidas corretivas adotadas”, enfatiza o vereador Dittmar.

Questionada também sobre quais medidas estão sendo adotadas para solucionar o problema e evitar novas ocorrências, a Energisa respondeu que está sendo implementado um plano abrangente de manutenção preventiva e corretiva, que inclui: realização de inspeções regulares e reparos na rede de distribuição para assegurar sua robustez e confiabilidade, execução de podas programadas de árvores próximas às linhas de transmissão para reduzir o risco de quedas de galhos e outros detritos que possam causar interrupções.

Diante desta resposta, o vereador Dittmar afirmou que a empresa apresentou um plano genérico e falou da necessidade de apresentar um cronograma detalhado das ações previstas. “A ausência dessas informações impede a verificação da efetividade e do alcance das medidas descritas”, enfatizou o parlamentar.

O vereador Edenilson Junior afirmou não ter obtido resposta quanto ao ofício em que questiona “quais os canais disponíveis para que a população possa relatar ocorrências de interrupção do fornecimento de energia visando obter respostas rápidas ao problema”.

Vale Destacar:

A Energisa esclareceu que no caso de perda de aparelho elétrico devido a constante queda de energia, o requerente poderá formalizar sua solicitação em um dos canais de atendimentos presenciais ou pelo telefone 0800 722 7272, munido das seguintes informações: Unidade consumidora, data e horário provável da ocorrência do dano, relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico, descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como marca e modelo.

Após a formalização do pedido de ressarcimento de danos elétricos, o caso será analisado pela empresa e se comprovado o dano haverá a continuidade na análise do processo.

Diante da resposta o vereador Dittmar pediu para que a Energisa esclareça de forma acessível à população, como é feita a análise para comprovação do nexo de causalidade entre uma queda de energia e o dano em um aparelho elétrico. “Assim, é fundamental que a Energisa explique quais critérios técnicos são utilizados para essa avaliação, de modo que o processo fique transparente e compreensível para o público”, completou o parlamentar.

O vereador Edenilson Dittmar reitera que sua solicitação tem por objetivo garantir a transparência e a qualidade dos serviços prestados à população, além de resguardar o direito dos cidadãos ao acesso regular e seguro à energia elétrica.

Assessoria de Comunicação da CMA