Os militares do Corpo de Bombeiros, soldado Valdevino Ferreira da Silva e o cabo Marcos Miranda Alves foram homenageados pelo vereador Dufles Pinto de Souza (PT do B), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Aquidauana, por terem evitado a propagação do incêndio – de média proporção – que destruiu a vegetação do Parque Ecológico da Lagoa Comprida, neste município.
Para o parlamentar, a ação ágil desses militares foi de fundamental importância para controlar o incêndio, que durou aproximadamente 6 horas, conforme atestado por eles naquele local.
Ele contou que as labaredas se propagaram rapidamente e consumiram parte da mata, habitada por aves pantaneiras e animais silvestres, porém, o local ainda sofre com a ação nefasta do homem, embora protegido por lei municipal.
Conforme esclareceu, lamentavelmente, esse incêndio, criminoso, não é a primeira vez que ocorre, há registros nos arquivos do Corpo de Bombeiros de outras ocorrências relacionadas à destruição dessa mata, que sofre com a poluição provocada pelo acumulo da sujeira, lixo e queimadas clandestinas ocasionadas pelo homem, que coloca em risco o equilíbrio do nosso meio ambiente, a exemplo do que ocorreu com essa reserva natural – considerada um dos cartões postais do nosso município.
“Minha gratidão e reconhecimento aos militares dessa gloriosa instituição pela iniciativa corajosa, pois, se não houvesse a intervenção rápida e decisiva desses bombeiros, a destruição seria bem maior com danos imensuráveis àquele reserva e ao nosso meio ambiente”, completou.