Os vereadores rejeitaram, por maioria, na Sessão Extraordinária da última segunda-feira (16), o Projeto de lei de nº 040/2013, de autoria do Executivo Municipal, que acabava com o abono salarial de R$ 50 concedido ao funcionalismo público municipal pela administração do ex-prefeito Fauzi Suleiman (PMDB).
Para justificar o fim do benefício natalino, o executivo levou em consideração a correção salarial instituída pelo novo PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) dos servidores municipais, que entra em vigor a partir de janeiro de 2014.
Ele corrige a discrepância verificada na remuneração da classe em decorrência das defasagens salariais, entretanto, para equacionar a folha de pagamento havia a necessidade da extinção do abono em vista da aprovação do PCCV.
Porém, o executivo para extinguí-lo precisaria reunir o apoio da maioria dos membros da Casa de Leis, ou seja, sete votos dos parlamentares, conforme determina o Regimento Interno. No entanto, o projeto alcançou seis votos de um total de 11 vereadores presentes em plenário, o insuficiente para aprovar a extinção do abono proposto pela atual administração.
Votaram a favor da extinção do abono, os vereadores Nilson Pontim, Moacir Pereira, Wilson Ferreira, Montana, Dufles e Corrêa Filho. Contra: os vereadores, Clézio Fialho, Paulo Reis, Mauro do Atlântico, Valter Neves e Luzia Cunha. Já Thales Leite e Wezer Lucarelli não compareceram a Sessão Extraordinária, que deliberou outros processos pendentes na pauta.