O anúncio da obra de pavimentação asfáltica da BR-419 pelo governador André Puccinelli (PMDB) até o final de 2013 foi recebida com ânimo e alegria pela classe política de Aquidauana e por prefeitos da região pantaneira que participaram no último dia 03 de maio da Audiência Pública, realizada pela Câmara Municipal, por meio da iniciativa do vereador Paulo Reis (PMDB).
O secretário de Obras e Transportes, Edson Giroto, esteve presente ao evento, detalhou a parte técnica do projeto, financiado pelo Governo do Estado da ordem de R$ 10 mi, e com investimentos federais de R$ 400 mi destinado à execução da obra, considerada o maior sonho da população aquidauanense.
É um projeto estruturante, que criará condições propícias para o desenvolvimento local e regional, melhorando as logísticas da produção agropecuária e de turismo, promovendo uma maior integração geográfica entre as regiões, consolidando uma rota de ligação entre produção e consumo.
Estudos apontam, ainda, que poderá se constituir em nova rota bi oceânica, encurtando a ligação com a Ásia (principal mercado de nossa produção) em 7 km, reduzindo em 50% os custos com transporte de produtos.