A criação da Secretaria Municipal de Tecnologia, Inovação e Pesquisa foi sugerida pelo vereador Cláudio Alviço ao Executivo Municipal de Aquidauana, por meio de indicação apresentada em plenário.
Segundo o parlamentar, com o advento do programa Cidade Digital no município de Aquidauana, implantou-se a rede subterrânea fibrada de 26 km, que liga escolas, ESF’s (Estratégias de Saúde da Famílias), CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil), bombeiros, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e três pontos de WI-FI grátis na cidade.
Para ele, o programa visa diminuir custo com internet e telefonia. Além disso, acrescenta, com uma rede municipal pode-se agregar serviços na rede, tais como: APP, saúde, tributação, educação e outros que julgarem necessários.
“Com isso temos uma demanda a ser mantida, ou seja, administração dessa rede, gastos com equipamentos e melhorias para município, estruturação de cabeamento das repartições para recebimento de uma conexão melhor e assessoria para os funcionários utilizarem de maneira correta esta ferramenta”, elenca.
Conforme revela Alviço, hoje a gestão é feita pelo núcleo de Cidade Digital, dentro da Secretaria de Planejamento. Por isso, ele acredita que, para se ter desenvolvimento tecnológico, há a necessidade da criação dessa secretaria, que terá uma equipe para cada situação.
“Com essa proposta, oportunizaria projetos e pesquisas alternativas; políticas e inovações para uma cidade melhor com avanços na área de tecnologia e atendimento com eficiência aos cidadãos, bem como nas escolas, hospitais e demais repartições públicas.