Aldeias Bananal e Limão Verde são contempladas com veículos para o Conselho de Segurança

25 de novembro de 2025

Conquista indígena! Na manhã desta terça-feira (25), aconteceu, no Paço Municipal de Aquidauana, a entrega de dois veículos — um Palio Weekend e um Fiat Siena — destinados às aldeias Bananal e Limão Verde, respectivamente.

A solenidade marcou a formalização do termo de doação firmado entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MS), e o município de Aquidauana. Os veículos serão utilizados pelos Conselhos Comunitários de Segurança das aldeias Bananal e Limão Verde, fortalecendo as ações locais de proteção e organização comunitária.

Estiveram presentes os vereadores Valter Neves (vice-presidente), Renato Bossay, Nilson Pontim e Marquinhos Taxista; o prefeito Mauro Batista; o coronel Tony Audry Lima Zerloti, coordenador estadual adjunto de Polícia Comunitária; o tenente-coronel Willian Nascimento, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de Aquidauana; além dos caciques Célio Fialho (Aldeia Bananal), Ademilson Souza (Aldeia Limão Verde) e Jaime Rafael (Aldeia Córrego Seco). Também participaram Josiel Dias Martins, coordenador da Terra Indígena Limão Verde; César Francelino Fialho, da Unidade Técnica da Funai de Aquidauana; Márcio Caetano, representante da Aldeia Córrego Seco; secretários municipais e demais lideranças indígenas.

Em pronunciamento representando a Câmara Municipal, o vereador Valter Neves parabenizou os caciques pela conquista, ressaltou o trabalho integrado entre Legislativo e Executivo e afirmou: “Essas e tantas outras conquistas acontecem porque estamos alinhados com o Governo do Estado e empenhados em trazer cada vez mais melhorias para todo o município de Aquidauana, sempre lembrando dos nossos patrícios da comunidade indígena.”

O prefeito Mauro Batista destacou a relevância de manter políticas públicas voltadas às terras indígenas e reforçou a importância do Conselho Comunitário de Segurança.

“Estamos atentos a todas as demandas dos nossos munícipes. O Governo tem contribuído para que possamos cuidar de todos os cantos da cidade” afirmou.

Com foco na segurança pública, o coordenador estadual adjunto da Polícia Comunitária e o comandante do 7º BPM enfatizaram, em seus discursos, o compromisso da Polícia Militar com as aldeias, reiterando que a corporação e o Estado estão sempre prontos para colaborar.

Assessoria de Comunicação da CMA