No Plenário Estevão Alves Corrêa, da Câmara de Vereadores de Aquidauana, aconteceu de 12 a 14 de novembro, o 3º Congresso Jurídico do Curso Direito da UEMS em Aquidauana. O evento foi realizado em parceria com a Associação de Juristas e Acadêmicos do Pantanal (AJAPAN), com o tema “Direito Penal em Debate: Perspectivas e Tendências”.
Com palestras de diferentes temas, debates e muito aprendizado, o congresso reuniu acadêmicos, professores e profissionais do Direito. “Foram dias de aprendizado, debates e trocas que fortalecem a formação e o futuro da Justiça”, destacou um dos participantes.
Dentre os palestrantes, estavam: Dr. João Meneghini Girelli, Promotor de Justiça, abordou “Tribunal do Júri: Princípios Constitucionais e Teses Recentes do STF”; Dr. Cahuê Duarte e Urdiales, Defensor Público da DPEMS, discutiu “Exame Criminológico: Psiquiatrização da Execução Penal”; Prof.ª Dra. Rejane Arruda, advogada criminalista e professora da UFMS, UCDB e ESMAGIS, ministrou palestra sobre “Direitos Fundamentais do Réu”; Profª. Drª Andrea Flores falou sobre “Patriarcado e a Violência Doméstica”.
O congresso encerrou na noite de sexta-feira (14), com um júri simulado, conduzido pelo Promotor Dr. Marcos Britto, da 1ª Promotoria de Justiça de Anastácio. Uma prática que proporcionou aos acadêmicos uma experiência dos procedimentos de um julgamento real.
Logo após o júri, os acadêmicos e membros da AJAPAN, homenagearam professores, dentre eles o coordenador do curso de direito, prof. dr. Ricardo Guilherme, o prof. dr. Lúcio Flávio e autoridades políticas, dentre elas o presidente do Legislativo Municipal, vereador Everton Romero.
Em nome da Câmara Municipal de Aquidauana, o presidente Everton Romero agradeceu a homenagem e destacou a importância do congresso para a formação de novos profissionais do Direito. “Parabenizo a comissão organizadora do evento e reafirmo o compromisso da Câmara Municipal de Aquidauana em apoiar iniciativas que promovam a educação e fortaleçam o vínculo entre o Legislativo e a comunidade acadêmica”, afirmou.
Participaram também da noite de encerramento do 3ºCongresso Jurídico do Curso Direito da UEMS, professores, advogados, a defensora pública, Janaína de Araújo e a coordenadora municipal de políticas públicas para mulheres, Josilene Rosa.
Assessoria de Comunicação da CMA