A crise financeira que atinge duramente os hospitais públicos do país, notadamente o Hospital Regional e o Hospital Funrural de Aquidauana, foi objeto de discussão numa reunião promovida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Meireles (PT do B), na manhã desta quinta-feira (05/02), com a participação de municípios que compõem a microrregião sudoeste do Estado – Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Bodoquena – e que são atendidos pelo HR por meio de pactuação.
Conforme informou o presidente da Casa, esses municípios foram convidados oficialmente para essa reunião, no entanto, somente o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PDT), e a representante da prefeita de Miranda, Juliana Almeida, Priscila Chamarro Gomes, estiveram presentes, os demais não justificaram a ausência.
Além deles, participaram da reunião o promotor de justiça, José Maurício de Albuquerque; o gerente de Governo, Moacir Pereira, no ato representou o prefeito José Henrique Trindade (PDT); o vice-prefeito Tião Sereia (PP); representantes do Hospital Regional, Gerência Municipal de Saúde, Conselheiros Municipais de Saúde, vereadores Nilson Pontim (PSDC), Montana (DEM), Dilza Dantas Rodrigues (DEM), Thales Leite (PSDB), Eulálio Abel Barbosa (PDT), Corrêa Filho (PSB) e Mauro do Atlântico (PT).
Do município de Anastácio, a secretária municipal de Saúde , Marlene Carlos da Silva; o presidente da Câmara Municipal, Gilberto “China”; vereadores Murilo Valério , Lourival José Barbosa e Maria Vital.
Os assuntos que dominaram a reunião estavam relacionados as dificuldades encontradas pelos administradores hospitalares para manter em funcionamento as unidades de saúde e honrar compromissos com folha de pessoal e, sobretudo, pagamento dos médicos que atendem no Pronto Socorro e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que se encontram em atraso.
A falta de repasse do governo estadual e federal, associado à queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), agravou ainda mais a crise a ponto de comprometer o atendimento nos hospitais, como por exemplo, a farmácia do Hospital Regional enfrenta nos dias atuais deficiência no estoque de medicamentos de uso contínuo, conforme declarou o vereador Anderson Meireles, que até o final de dezembro de 2014 comandou a pasta de Saúde do município.
Por isso, na reunião foi solicitado apoio dos municípios pactuados ajuda financeira emergencial a fim de minimizar as dificuldades com a falta de remédios na farmácia do hospital. O prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, por exemplo, se comprometeu a disponibilizar uma ajuda financeira extra, além de recursos institucionais pactuados, para atender o município.
Ainda na reunião, Douglas Figueiredo se comprometeu, também, a ampliar o atendimento ambulatorial na sua cidade com a finalidade de reduzir a demanda de anastacianos, que procuram o mesmo serviço no ambulatório do município de Aquidauana. Meireles deverá contactar com outros prefeitos para buscar ajuda financeira para os hospitais públicos do município.
Ele, contudo, considerou extremamente positiva a reunião e avisou que, em breve, deverá ser agendada uma reunião com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), com o envolvimento dos prefeitos da microrregião sudoeste, para tratar desse assunto que envolve recursos financeiros para subsidiar o atendimento clínico e ambulatorial dos hospitais públicos do município.
O promotor de justiça, José Maurício de Albuquerque, explicou que a intervenção do hospital sob domínio da Prefeitura obedece uma sentença judicial e, portanto, o gestor público tem que tomar medidas para enfrentar os problemas financeiros causados pela falta de dinheiro e cuja situação se perdurar, sem nenhuma solução, poderá provocar a morte de muita gente dentro do hospital.
Ele esclareceu que o Ministério Público se restringe no seu poder de investigação, ou seja, atua num eventual “desvio de procedimentos”, mas advertiu sobre a necessidade de se resolver essa situação nos próximos dias. José Maurício entende que o problema é político e de gestão, inclusive lamentou a ausência do prefeito José Henrique Trindade na reunião, mas que aguarda uma definição da classe política antes de tomar uma decisão se for o caso.
Matéria atualizada às 16h para acréscimo de informações
VEJA MAIS FOTOS
[widgetkit id=20]