Projeto defende instalação de equipamentos esportivos para deficientes

12 de maio de 2014

A adequação dos prédios escolares e a instalação de equipamentos esportivos e de lazer adaptados para alunos com portadores de deficiência nas escolas municipais  de Aquidauana  estão incluídos no projeto de lei, de autoria do vereador Paulo Reis (PMDB), apresentado em sessão ordinária da Câmara Municipal de Aquidauana.

De acordo com o autor, a  atividade esportiva e o lazer adaptados estimulam o desenvolvimento pessoal e social da criança. Na vida cotidiana, segundo ele, as crianças com necessidades especiais estão acostumadas a transitar em uma sociedade construída sobre parâmetros “normais”.

No entanto, acrescentou, muitas vezes tais parâmetros são as barreiras que elas precisam transpor diariamente. “ O esporte e o lazer possibilitam romper,  com os inconvenientes, que essas barreiras acarretam”, explicou.

Para o vereador, a  prática de atividade física e do lazer também proporcionam a esses alunos o desenvolvimento de habilidades perceptivo-motoras, bem como a coordenação e a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, elevando, assim, sua estima.

“ Portanto, não é o aluno que se molda ou se adapta à escola, mas é a escola que, consciente de sua função, coloca-se à disposição do aluno, tornando-se um espaço inclusivo” comparou.

O projeto foi encaminhado para a avaliação técnica e jurídica  das comissões permanentes da Casa de Leis.