O custo do projeto técnico, financiado pelo Governo do Estado, para execução da obra de pavimentação asfáltica da MS – 419 (Aquidauana/Rio Verde) é na ordem de R$ 10 milhões, conforme declarou o deputado federal licenciado e secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Édson Giroto, durante a Audiência Pública realizada no plenário da Câmara Municipal na tarde da última sexta-feira (03) para discutir esse assunto.
A Audiência, presidida pelo vereador proponente, Paulo Reis (PMDB), contou com a participação dos prefeitos de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Corguinho, Rochedo, Rio Negro e do vice prefeito de Bonito. Além deles, integraram a Mesa dos trabalhos, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Cunha (PT); o deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun; vereador Montana (DEM), representando naquele ato o prefeito José Henrique Trindade; e o assessor especial do senador Delcídio do Amaral.
Também participaram do evento os vereadores, Ademir Brites e Mauro do Atlântico, ambos do PT; Anderson Meireles (PT do B); Valter Neves (PSDB); Wezer Lucarelli (PDT); lideranças sindicais, politicas, comunitárias, entre outros.
Segundo Giroto, o valor da obra, custeada pelo Governo federal, é de R$ 400 milhões com perspectiva otimista de que o projeto seja aprovado em quatro meses, mas, para isso, será necessário a mobilização dos prefeitos envolvidos e beneficiados no sentido de se fazer gestões políticas junto ao Ministério dos Transportes, em Brasília, a fim de conseguir a portaria autorizativa do órgão ministerial para que toda a tramitação do processo burocrático seja desenvolvido pelo Governo do Estado.
Essa obra, que há muitos anos vêm sendo acalentada pelos aquidauanenses, se constituiu como a redenção econômica, social e turística do município e vai integrar a região norte do Estado.
Uma agenda com o Ministro do Transportes, César Borges, será marcada nos próximos dias pelo governador André Puccinelli (PMDB), conforme anunciou o vereador Paulo Reis, e deverá contar com os prefeitos da bacia do pantanal e com parlamentares da bancada federal.