A manutenção básica do distrito de Taunay e das aldeias indígenas constaram na pauta de reivindicações apresentada pelos caciques durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Índio (19/04) realizada pela Câmara Municipal, na Aldeia Bananal, na noite da última quarta-feira (17).
Eles usaram da palavra, primeiramente, para agradecer a iniciativa do Poder Legislativo em realizar aquela sessão solene e, depois, manifestaram preocupação em relação as condições da estrada principal que liga a BR-262 até o distrito e as vicinais de acesso as aldeias indígenas, que se encontram precárias, com muitos buracos, e não oferecem condições de tráfego.
Por isso, as lideranças indígenas das aldeias pediram apoio da Câmara para superar as dificuldades encontradas para a manutenção das estradas e, também, com a falta da patrulha agrícola para dar suporte ao plantio de lavoura de milho e arroz cultivadas naquelas localidades.
O cacique da Aldeia Bananal, Izaltino Demêncio, abriu a reunião, desejou boas vindas aos vereadores e, ao mesmo tempo, conclamou ajuda dos pares a fim de levar ao conhecimento do prefeito José Henrique Trindade (PDT) as reivindicações das comunidades, que reclamam da buraqueira nas estradas e das dificuldades para o plantio do feijão nas aldeias.
O cacique da Aldeia Ipegue, Alvizure Gonçalves, defendeu a união das comunidades com o objetivo de buscar representatividade política para vencer as dificuldades apontadas.
“Somos um povo guerreiro. Aprendi muito em três anos e quatro meses. Precisamos avançar e conquistar horizontes positivos”, disse
O líder indígena , que prega a unidade, disse ainda que aprendeu a respeitar as autoridades, porém, há a necessidade de cobrá-los para superar as dificuldades. Conforme declarou, a conquista de uma escola de ensino médio na aldeia é fruto de parceria com os vereadores e a classe política.
“Nas aldeias caminhamos unidos e estamos realizando festividade única e acabando com a arrogância”, acrescentou ao afirmar que está pronto para contribuir com a Câmara e o município.
“Encerraremos o mandato conquistando a unidade das comunidades, concluiu.
O cacique da Aldeia Água Branca, Isaias Francisco, pediu aos vereadores para não esquecerem dos indígenas, os quais ele considera também como filhos de Aquidauana. Ele lamentou a ausência de parlamentares naquela sessão solene, que tiveram votos nas aldeias e não estiveram presentes para ouvir as reivindicações de cada cacique.
Isaias Francisco sugeriu que a data de 19 de abril fosse instituída como feriado municipal com o apoio dessa legislatura, visto que, um ‘parente’ que já esteve naquela Casa de Leis não teve essa iniciativa.
O cacique da Aldeia Colônia Nova , Oto Lara, resumiu as palavras para reiterar a preocupação dos seus antecessores com as péssimas condições das estradas e, também, para agradecer a presença dos vereadores na aldeia.
O cacique da Aldeia do Limão Verde, Odair Cardoso, solicitou o apoio dos vereadores junto à Funai para dar agilidade ao processo de documentação de jovens indígenas que estão estudando e se organizando e precisam do apoio desse órgão federal.
“A base da cidadania é a documentação”, completou.
Representando as mulheres indígenas, a senhora Dalila Luiz, disse que a mulher necessita de maior espaço para superar obstáculos e, também, desenvolver as políticas públicas na área do lazer, da saúde, da educação em todas as esferas da administração pública.
“ Precisamos ser fortes e resistir o contexto social”, resumiu ao agradecer a presença dos vereadores naquele local.