O auxílio financeiro ao transporte de estudantes do município de Aquidauana deve se tornar realidade em breve. Na sessão ordinária desta terça-feira (16), foi apresentado o projeto de lei que cria o Programa Municipal de Auxílio Transporte – Bolsa Universitário.
De autoria dos vereadores Paulo Reis (PMDB) e Dufles Pinto de Souza (PT do B), o projeto prevê um repasse de até R$ 100,00 para custeio do transporte de acadêmicos até o município de Campo Grande ou de acadêmicos que estudam na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Aquidauana.
![]() |
![]() |
Paulo Reis (PMDB) | Dufles Pinto de Souza (PT do B) |
Segundo o vereador Paulo Reis, a criação da Bolsa será fundamental para diversos estudantes que necessitam do transporte para se deslocar até a universidade e não possuem condições financeiras. “Temos que dar apoio a estes estudantes, pois ao cursar o nível superior, aumentaremos o capital intelectual de nossa cidade e oportunizaremos a qualificação da mão-de-obra especializada que contribuirá com o futuro do município”, disse.
Critérios
De acordo com o projeto, para ser contemplado com a bolsa, o estudante deverá comprovar estar residindo há no mínimo 1 ano no município de Aquidauana; frequentar e estar regularmente matriculado no ensino médio ou o superior; estar na condição de desempregado e ter renda familiar de até, no máximo, 1 (um) salário mínimo.
Para receber o benefício, os estudantes deverão apresentar mensalmente o comprovante do pagamento efetuado às empresas de transporte. O projeto de lei deverá seguir para análise das comissões permanentes da Câmara Municipal para posterior votação e possível aprovação.