As comemorações alusivas aos 50 anos de fundação do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), ocorrida no sábado (23), foram lembradas na tribuna da Câmara Municipal pelos vereadores , Luzia Eliete da Cunha e Ademir Brites, ambos do PT, na sessão ordinária da última terça-feira (26).
A entidade, que completa o seu “Jubileu de Ouro”, nesta quarta-feira (27), tem sua história marcada por lutas e conquistas na área profissional e, também, no contexto político de Aquidauana.
“Entendemos que o Simted representa uma força sindical que participa, potencialmente, dos destinos do município”, comentou a vereador Luzia. Segundo ela, o sindicato nunca se omitiu e esteve sempre na vanguarda dos acontecimentos e, principalmente, à frente das mobilizações em defesa dos trabalhadores em educação.
“O Simted venceu os preconceitos e, ao longo de meio século, cresceu e conquistou respeito e credibilidade”, completou o vereador Brites ao reportar sobre a data de 27 de fevereiro de 1963, na qual 72 professores se reuniram e fundaram a APA (Associação dos Professores de Aquidauana) para depois ser transformada em sindicato em junho de 1989.
Luzia e Brites também apresentaram, em conjunto, uma Moção de Congratulações, subscrita pela maioria dos vereadores, em que cumprimenta a diretoria da entidade pelo aniversário de fundação.