A Câmara Municipal de Aquidauana prestou homenagem, na noite desta terça-feira (27), em Sessão Ordinária, ao Grupo Mulheres do Pantanal, por meio de Moção de Aplauso de autoria da vereadora Ana Saravy, em reconhecimento à força, à dedicação, à coragem e à representatividade das mulheres pantaneiras.
Fundado em 29 de setembro de 2024, por Jéssica Patrícia Duarte Cálvis, o grupo reúne 42 mulheres e nasceu com o propósito de fortalecer laços, valorizar histórias e dar visibilidade àquelas que ajudam a preservar a cultura e as tradições do Pantanal.
Mulheres que conciliam os cuidados com a família e o lar com o trabalho nas propriedades rurais, enfrentando as longas distâncias e os desafios da vida no campo. Com dedicação e coragem, elas participam da rotina rural e demonstram, todos os dias, que sua contribuição é essencial para a vida pantaneira.
“A homenagem reconhece não apenas o grupo, mas também a identidade, a história e a força dessas mulheres, que transformam desafios em superação e mantêm vivas as raízes de uma das regiões mais singulares do Brasil”, enfatizou a vereadora Ana Saravy.
Nesta homenagem, 28 integrantes recebem o reconhecimento em nome de todas as 42 mulheres que compõem o grupo, simbolizando a união e a representatividade feminina no Pantanal – Jéssica Patrícia Duarte Cálvis, Kátia Mendes Velasques, Jéssica Ramos da Motta, Jane Ocampos Rodrigues Mendes, Valquíria Nunes Carvalho, Karina Amarantes Gonçalves, Paula Ronilda Martinez Pereira, Elisabeth Toledo, Luciene Josina Fernandes Lara, Cecília Duarte Lemos, Marta Evangelista Cabreira, Dileusa Arruda Jara da Silva, Elenice Souza dos Santos, Valdirene Silva Rondon, Emily Mendes Pereira, Dirlene Alves Gaúna, Rosa Maria Santana, Almira Oliveira Silva, Rosilene Pedroso, Dirce Arruda Jara, Liliane Oliveira da Silva, Iara dos Santos Lemos, Seila Gonçalves, Juliana Teran da Rocha, Aline Menezes, Elem Duarte Cardoso, Zenilda Aparecida Torres e Elvira Ribeiro.
“Mais do que uma homenagem, a Moção de Aplauso é um gesto de reconhecimento a mulheres que fazem da coragem parte da rotina e da dedicação um legado. Onde a imensidão do Pantanal revela seus desafios, há mulheres que, com trabalho e determinação, ajudam a construir diariamente a história dessa terra”, concluiu a vereadora Ana Saravy.
Assessoria de Comunicação da CMA