Extensão dos serviços do CRAS à Aldeia Limão Verde é reivindicada

11 de fevereiro de 2026

A comunidade da Aldeia Limão Verde, localizada em Aquidauana, pode passar a receber atendimentos periódicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), caso a proposta apresentada à Secretaria Municipal de Assistência Social seja aprovada.

A iniciativa do vereador Marquinhos Taxista (PT) visa garantir acesso a programas assistenciais, atualização do Cadastro Único, orientações socioassistenciais e acompanhamento familiar às famílias da etnia Terena que enfrentam dificuldades de deslocamento até a área urbana.

O pedido foi formalizado na Sessão ordinária realizada na noite desta terça feira (10) por meio do Ofício nº 001/2026, encaminhado ao secretário Clériton Alvarenga Ferreira.

O documento reforça a necessidade de ações itinerantes, mutirões de atualização cadastral e demais atividades que assegurem às famílias indígenas o pleno acesso às políticas públicas de assistência social, conforme os princípios do SUAS, incluindo equidade, proteção social e inclusão.

A iniciativa positiva do vereador Marquinhos Taxista foi destacada como importante para dar visibilidade à demanda da comunidade e pressionar por soluções que ampliem o alcance do CRAS.

Segundo o documento, a extensão dos serviços do CRAS à aldeia contribuirá para reduzir a exclusão social e garantir que direitos básicos sejam efetivamente acessados pelas famílias em situação de vulnerabilidade.

O ofício também ressalta a disponibilidade para diálogo e apoio às articulações necessárias para viabilizar a ação, destacando o caráter colaborativo entre o legislativo e a administração municipal em prol da inclusão social das comunidades indígenas.


Assessoria de Comunicação da CMA