
Na tarde desta terça-feira (20), foi encerrado o Torneio de Integração Limão Verde/Araribá 2026. A competição, organizada pela Comissão de Esportes da Aldeia Limão Verde, é realizada há mais de 40 anos e, nesta edição, contou com a participação de 34 equipes.
O evento reuniu equipes das aldeias Kopenoty, Nimuendaju e Ekeruá (Avaí/SP), Kadiwéu (Bodoquena), Marçal de Souza e Água Funda, ambas de Campo Grande, além das aldeias de Aquidauana: Limão Verde, Buritizinho, Córrego Seco e Cruzeiro.
Mais do que uma competição esportiva, o torneio — iniciado no dia 16 — promoveu intercâmbio cultural e valorização das tradições locais. Com apoio de empresários da região, entre eles Luciano Damasceno, do vereador Everton Romero, presidente do Legislativo de Aquidauana, da Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a premiação incluiu troféus, medalhas e premiação em dinheiro.
Confira os vencedores por categoria:
- Sub-13: Campeão – Braços Abertos; Vice-campeão – Araribá; 3º colocado – Córrego Seco.
- Feminino: Campeã – Novo Horizonte; Vice-campeã – Nova Estrela; 3ª colocada – Palmeirinha.
- Masculino: 1º lugar – Novo Horizonte B; 2º lugar – Cruzeiro; 3º lugar – Araribá A.
O cacique em exercício da Aldeia Limão Verde, Ivanilson Peixoto, parabenizou a comissão organizadora e todas as equipes participantes, além de agradecer o apoio da comunidade.
“Foi mais uma grande festa que ficará marcada em nossa história, graças ao apoio e à participação de todos, sempre com respeito. Parabenizo as equipes campeãs e agradeço a todos que contribuíram para o sucesso de mais esta edição do torneio, especialmente ao vereador Everton Romero, que se mostrou um grande parceiro”, destacou Ivanilson Peixoto.
O presidente do Legislativo de Aquidauana, vereador Everton Romero, acompanhou as partidas finais, conversou com as lideranças e, durante a cerimônia de premiação, ressaltou a importância do esporte como ferramenta de transformação social.
“Sou um grande amante do esporte e fiz questão de prestigiar esta tarde de muita emoção e garra. Parabenizo todas as equipes que abrilhantaram o evento, especialmente as campeãs, e reafirmo meu compromisso com o apoio e incentivo ao esporte e aos atletas indígenas”, concluiu o presidente Everton Romero.
Assessoria de Comunicação da CMA