A vereadora Ana Saravy (PV) apresentou uma indicação ao prefeito Mauro Luiz Batista (PP), com cópia à secretária municipal de Administração, Marluce Martins Garcia Luglio, e ao diretor do Departamento de Trânsito Municipal, Flávio Gomes da Silva Filho, propondo a criação da AGETRAN – Agência Municipal de Trânsito de Aquidauana.
O objetivo da proposta é reorganizar, planejar, fiscalizar e promover a mobilidade urbana no município, diante das transformações urbanas e logísticas previstas para os próximos anos.
Segundo a vereadora, Aquidauana será contemplada futuramente com importantes obras de infraestrutura viária, como a nova entrada da cidade, a construção de um contorno rodoviário e a ligação estratégica entre a BR-262, BR-419 e a Rota Bioceânica. Essas intervenções deverão aumentar significativamente o fluxo de veículos — especialmente de caminhões pesados —, o que exigirá uma gestão técnica, eficaz e autônoma do trânsito local.
A criação da Agetran, de acordo com Ana Saravy, trará uma série de benefícios à cidade, entre eles:
1. Municipalização do controle do trânsito, com a formação de agentes próprios e independência em relação à Polícia Militar, além da promoção de campanhas educativas;
2. Implantação de sinalização adequada em vias urbanas e rurais;
3. Desenvolvimento de políticas de mobilidade urbana sustentável;
4. Melhoria da segurança viária para pedestres, ciclistas e motoristas;
5. Possibilidade de acesso a recursos e convênios com órgãos federais e estaduais.
Para a vereadora, a estruturação órgão representa um marco na modernização da gestão pública municipal, garantindo mais eficiência, segurança e planejamento ao sistema viário. “A criação dessa agência é um passo essencial para preparar Aquidauana para um futuro de maior integração regional e nacional”, destacou Ana Saravy.
Assessoria de Comunicação da CMA