Neves solicita a reforma dos parques infantis da Praça dos Estudantes e Praça da Matriz

foto: JD Dervalho foto: JD Dervalho

A reforma dos parques infantis  da Praça dos Estudantes e Praça Matriz foi solicitada pelo vereador Valter Neves (PSDB) ao Executivo Municipal de Aquidauana.

“Diferentemente de um tempo não muito distante, em que se brincava na rua e nos campinhos, divertir-se ao ar livre é, hoje em dia, uma experiência mais rara, em razão da era tecnológica, cujas  crianças estão cada vez mais isoladas usando ferramentas digitais (Computador, Tablet , Celular, Smartphone , Iphone, Ipod...)”, comenta o parlamentar.

No seu entendimento, experiências como essas são, sob diversos aspectos, fundamentais para o desenvolvimento infantil. Antes de tudo, acrescenta, há os benefícios para o corpo, que vão muito além das vantagens mais óbvias, como tomar sol (em horários adequados) e exercitar-se.

“Quando brinca ao ar livre, a criança se move com mais liberdade, conhece a si mesma, testa velocidades e distâncias”, explica.

Para ele, o resultado desse processo é o desenvolvimento de habilidades como organização espacial e equilíbrio, decisivas para todas as outras competências motoras futuras. Nesse sentido, brincar em locais fechados ajuda, mas não com o mesmo impacto.

“Sem contar a força extra que o sistema imunológico ganha com os inevitáveis arranhões e o contato com as bactérias presentes no ambiente. É certo que os pais devem garantir que os filhos brinquem em lugares seguros”, completa.

“Para que haja estímulo dos pais levarem seus filhos aos parques, é preciso que eles encontrem parques com diversos tipos de brinquedos, que estejam bem conservados, seguros e coloridos como forma de atrair a atenção das crianças para o espaço de lazer”, conclui.