Neves defende campanhas e medidas preventivas à pratica do suicídio

A proposta, que consiste na realização de eventos, como por exemplo,  palestras, debates e  campanhas educativas com o objetivo de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil em relação à prevenção do suicídio, foi defendida pelo vereador Valter Neves (PSDB) à secretária municipal de Saúde e Saneamento, Ana Lúcia Guimarães Alves Corrêa (Tuca), por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, há  crescentes índices de transtornos de ordem psiquiátrica e psicológica na população  de Aquidauana.

Ele pontua, principalmente,  a depressão, que ocorre em diferentes classes socioeconômicas, faixas etárias, níveis de escolaridade e formação profissional, dentre outros tipos de classificação, que tem levado várias pessoas a cometerem suicídio.

“  A (OMS) Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais, entre adolescentes e adultos até os 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres”, informa

Para ele, a prevenção não tem sido tratada de forma adequada devido à falta de consciência do suicídio como um grave problema de saúde pública em diversas sociedades.

“O tema é um tabu e, por isso, não é discutido abertamente”, resume.