Mauro: quer criar um Fórum Permanente de Discussão

O vereador Mauro do Atlântico (PMDB), propôs ao Executivo Municipal,  a criação de um Fórum Permanente de Discussão com o objetivo de tornar a cidade efetivamente um pólo de educação e saúde com abordagem de temas importantes nessas áreas do município.

A meta, segundo  o parlamentar,  visa aproximar a população  do poder público a fim de tornar a gestão efetivamente participativa. Conforme esclareceu, além da organização das conferências de educação e saúde, o fórum e instâncias  deverão representar os mais diferentes segmentos da sociedade.

Esse fórum terá a missão de coordenar a elaboração participativa dos planos de educação e saúde e, após a sua aprovação, ser o responsável pelo monitoramente das metas, informou o vereador.

Conforme explicou Mauro,  o fórum, instância de caráter permanente, é responsável pela coordenação dos processos de construção, revisão e acompanhamento dos planos de  educação e saúde.

“A sua criação deve ser feita a partir de uma portaria ou lei municipal, publicada no Diário Oficial Eletrônico Município (Doem), a fim de instalar formalmente o processo”, disse.

Ele disse, ainda, que nesse documento também pode constar a convocação de uma audiência pública para a formação do fórum, que coordenará o processo participativo.

“Após ter elaborado o diagnóstico dos órgãos colegiados, movimentos e organizações sociais do município, é importante que decidam em conjunto quais serão os procedimentos necessários para realizar a formalização do fórum “, acrescentou.