Lenilda: desativação urgente do lixão ao lado da Exposição

O pedido para se desativar em caráter de urgência o lixo a céu aberto, localizado ao lado do Parque de Exposições, foi feito pela vereadora Lenilda Damasceno (PDT).

Segundo justificativa da parlamentar, o lixo das cidades se tornam um problema social, razão pela qual se torna também necessário a adoção de medidas, que possibilitem o funcionamento do aterro sanitário o quanto antes a fim de garantir mais saúde, qualidade de vida  a população e preservação do meio ambiente.

“A região onde está localizado esse lixo é hoje uma das mais populosas do município, haja vista que naquele lugar residem cerca de 2500 famílias, que são obrigadas a conviver com o mau cheiro, insetos e animais peçonhentos”,  informou.

Ela acrescentou, que naquele local circulam vários animais, equinos e bovinos, os quais  pastoreiam  livremente em meio ao lixo  a ponto de correr  o risco de engolirem  sacos plásticos e consequentemente morrerem.

Para a vereadora, é um verdadeiro desrespeito aos animais e ao meio ambiente. Lenilda lembrou que no dia 02 de agosto de 2014 encerrou o prazo de quatro anos para que as cidades brasileiras se adequassem  a gestão dos lixões às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos – conforme a Lei nº 12.305 sancionada em 02 de agosto de 2010, que determina ações como a extinção dos lixões, além da implantação de reciclagem, reuso, com postagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios.