Alviço sugere a criação da Secretaria Municipal de Tecnologia, Inovação e Pesquisa

A criação da Secretaria Municipal de Tecnologia, Inovação e Pesquisa foi sugerida pelo vereador Cláudio Alviço ao Executivo Municipal de Aquidauana, por meio de indicação apresentada em plenário.

Segundo o parlamentar, com o advento do programa Cidade Digital no município de Aquidauana, implantou-se a  rede subterrânea fibrada de 26 km, que liga  escolas, ESF’s (Estratégias de Saúde da Famílias), CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil), bombeiros, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e três pontos de WI-FI grátis na cidade.

Para ele, o programa visa diminuir custo com internet e telefonia. Além disso, acrescenta, com uma rede municipal pode-se agregar serviços na rede, tais como:  APP, saúde, tributação, educação e outros que julgarem necessários.

“Com isso  temos uma demanda a ser mantida, ou seja, administração dessa  rede, gastos com equipamentos e melhorias para município, estruturação de cabeamento das repartições para recebimento de uma conexão melhor e  assessoria para os funcionários utilizarem  de maneira correta esta ferramenta”, elenca.

Conforme revela Alviço, hoje  a gestão é feita pelo núcleo de Cidade Digital, dentro da Secretaria de Planejamento.  Por isso, ele  acredita que, para se ter desenvolvimento tecnológico, há a necessidade da  criação dessa secretaria, que terá uma equipe para cada situação.

“Com essa proposta,   oportunizaria   projetos  e pesquisas alternativas;  políticas e inovações para uma cidade melhor com avanços na área de tecnologia e  atendimento  com eficiência aos cidadãos, bem como nas escolas, hospitais  e demais repartições públicas.